top of page

Manutenção do calendário vacinal em tempos de pandemia

O isolamento social é a estratégia mais eficaz no controle do Coronavirus- COVID-19-, doença em larga expansão em todo mundo, porém não se pode prescindir da manutenção das vacinas de rotina, considerado um serviço essencial e imprescindível. Mesmo por breves períodos, a descontinuidade pode acarretar o aumento do número de indivíduos suscetíveis e a probabilidade de surtos de doenças evitáveis por vacinas. Ademais, sobrecarrega o sistema de saúde, seja por hospitalizações por doenças imunopreviníveis, ou por confusão diagnóstica, como, por exemplo, a possibilidade do COVID-19, quando cursa com lesões na pele gerar dúvidas no diagnóstico diferencial com o sarampo e a dengue, visto que lesões na pele semelhantes também estão presentes em tais doenças.

Diante disto pode-se manter o calendário de vacinação em dia mesmo em época de pandemias, basta tomar alguns cuidados:


  • Buscar unidade de saúde próxima a sua residência com horários menos concorridos

  • Manter o distanciamento social evitando aglomerações, e sempre lembrar da etiqueta respiratória e utilização de máscaras

  • Aplicar o maior número de vacinas possível em uma mesma visita, respeitando-se o intervalo mínimo entre as doses e, se for o caso, entre vacinas.

  • A vacinação domiciliar também é uma boa opção nos casos de isolamento

  • Na presença de alguns sintomas de infecção respiratória ou febre, ou ainda suspeita de coronavírus, não busque a vacinação , aguarde a resolução dos sintomas e passado o período de 14 dias do isolamento, poderá ser vacinado.




NÃO PERMITA QUE A HERANÇA DO COVID-19 VÁ ALÉM DO ISOLAMENTO SOCIAL, MANTENHA, EM DIA, O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO.

Qualquer dúvida entre em contato por email : mariacriscuna@gmail.com

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Folia

bottom of page