Pandemia

Atualizado: 23 de mar.

O termo pandemia é utilizado para caracterizar a presença de uma doença contagiosa que se espalha facilmente entre os humanos, e é responsável por um grande número de mortes. Esta é a condição atual na qual o mundo se encontra, onde o COVID-19 espalhou-se por todos os continentes, exceto na Antártica, e já atingiu mais de 118.000 pessoas em 114 países

Doença altamente infecto contagiosa, com início 2 a 14 dias após exposição ao agente viral, tem sintomas semelhantes aos da gripe, com febre, tosse, falta de ar, dores musculares, e cansaço. Durante esse período de incubação é possível a propagação do vírus, através das gotículas nos espirros, tosse e exalação. Por isso a importância da prevenção através de medidas de higiene como a lavagem frequente das mãos, evitar tocar nos olhos, no nariz ou na boca com as mãos, tapar o nariz e boca ao espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo e nunca com as mãos e descartar sempre os lenços de papel no lixo. O uso de máscaras cirúrgicas em pessoas que suspeitem estar contaminadas pelo vírus, bem como contactar imediatamente um serviço de saúde para aconselhamento, é uma medida protetiva.


Entre as possíveis complicações estão a pneumonia, síndrome do desconforto respiratório agudo (SARS), sepse, choque séptico e morte. E, ainda não há tratamento específico para o COVID-19.


Portanto, a prevenção é um importante aliado no combate a essa doença.







4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Folia

Febre